domingo, fevereiro 05, 2023

Empatia

       A humanidade evoluiu, o homem aprendeu a andar com as duas pernas ( bipedismo ) começou a caçar, as mulheres descobriram a agricultura, passaram a viver em comunidade, descobriu o fogo, criaram as pequenas comunidades para se protegerem e compartilhar suas vidas e suas descobertas. Criaram arrais, vilas e cidades, devastaram a natureza, asfaltou, cimentou, desviou os rios e não cuidou das nascentes. Jogou lixo nas ruas e não cuidou de sua própria casa ( terra ).

        Houve uma verdadeira diversidade de dons, musicas, linguas, tecnologias. Porém o ser humano esqueceu de cuidar de si, preparou-se para tudo, mas deixou de lado seus próprios semelhantes, guerras, conflitos, mortes, chacinas... O mundo nunca mais foi o mesmo depois dessa evolução, veio pestes, fome, pandemia, mas ainda não aprenderam a cuidar de seu semelhantes. Pequenos grupos previlegiados se endeusaram e excluiram a uma grande maioria, nasceu o capitalismo para valorizar os bens materiais, para potencializar a superioridade de alguns grupos, veio a religião como agragadora de valores e mais uma vez veio os julgamentos as condenações o apontar o outro como difusor do pecado, trabalhando mais o pecado do que a vida.

       A tecnologia chegou para encurtar as distâncias, aprendemos a fazer videos, eternizar os momentos, fotografar as paisagens, mas esquecemos de vivênciar a plenitude de tudo isso, a natureza foi sendo martirizada e destruída, poucos pensam em repor a fonte da vida.  As pessoas se individualizaram, fecharam em seus casebres e palácios, cercaram de apetrechos e parnafernalhas de segurança para se protegerem dos seus próprios irmãos. Deixamos de praticar a empatia, não conversamos mais, porque não temos tempo, não fazemos mais aquelas rodinhas, nem os grupos na calçada de casa, nem mesmo conhecemos direito os nossos vizinhos.  Aumentou o suicídios, os assaltos, a falta de empatia e respeito pelo outro, niguem se coloca no lugar do outro, apenas pensam em seu próprio umbigo. Ensinam suas crianças a regras da boa conduta, mas não práticam, passam horas e horas ajoelhados rezando e não prática a caridade, somente julgam e aponta os defeitos dos outros.

       Precisamos de um mundo mais humano, mais fraterno, mais igualitário, precisamos aprender a dividir, respeitar, práticar a honestidade, dificilmente seremos os mesmos de antigamente, mas podemos ser melhores, viver melhor, respeitar mais, dar bons exemplos, se não mudar seremos nossos próprios inimigos, dizimadores de nossa espécie, pratiqquemos a empatia.

Hernane dos Reis Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

História do Brasil - Era Vargas