quinta-feira, janeiro 28, 2010

África e a sua história

Foi na África a milhões de anos que apareceram nossos ancestrais e dali partiram para povoar a Europa e a Ásia. Provém da África Oriental e do nordeste os primeiros vestígios da existência do homem e da formação da sociedade humana.


Sempre que falamos no continente africano, logo formamos imagens de fome, guerras, conflitos civis e misérias. São milhões de habitantes vivendo abaixo do nível da pobreza. Em seu conjunto a população africana vive uma situação incomparável de tragédia humana, apesar da extrema miséria. A África ocupou um lugar importante durante a guerra fria. A luta pela independência dos paises ricos desenvolvidos, ganhou forças por diversos grupos nacionalistas africanos na segunda metade do século XX.

Os sinais de enfraquecimento dos impérios coloniais somado ao apoio de paises dos quatro cantos do mundo inclusive a União Soviética ás lutas nacionalistas estimularam as lideranças africanas a buscar o caminho da independência. Um dos primeiros movimentos surgido durante a guerra fria foi o chamado pan – africanismo ou a união de todas as nações africanas, formulado pelo líder negro Jomo Kennyata do Quênia. Porém o principal obstáculo desse movimento foi a grande diversidade étnica e cultural dos paises que formam o continente africano.

O continente é um mosaico de nações, povos e costumes e religiões. Em termos políticos e de desenvolvimento, há muitas diferenças, o impacto gerado pelos paises colonizadores como a França, Inglaterra e Portugal, acabou de certa forma acelerando a independência de alguns poucos paises e levando outros a lutarem por sua independência com novas idéias. Mesmo quando esses foram escravizados e levados para os quatro cantos do globo, sofrendo todo tipo de humilhações que a historia e os livros não levam até as salas de aulas. Devemos boa parte de nossa cultura aos africanos que mesmo diante do sofrimento levaram a diversidade cultural de sua gente a todo o mundo.



As fronteiras na África sempre tiveram e continuam tendo uma grande importância histórica, além da possibilidade de atravessa-las para organizar a luta contra o colonialismo e mesmo adentrar hoje na expansão capitalista que faz parte das nações desenvolvidas e em desenvolvimento.

A atual divisão geopolítica no continente tem sua origem na partilha da África e da Ásia iniciada em Berlim entre 1884 e 1885 com a presença dos paises europeus. Essa colonização foi pautada no racismo e no uso da força que gerou mortes e obrigou os paises de África e Ásia a buscarem com suas próprias forças o caminho para suas independências.

Mesmo diante de tudo que os povos africanos sofreram e sofrem ainda lutam para sobreviverem diante da pobreza e da falta de ajuda dos paises ricos. Podemos constatar que mesmo com a evolução de África continuam em conflitos econômicos, étnicos e culturais, seus descendentes espalhados pelo mundo continuam sofrendo com um histórico de lutas que não tem data marcada para seu fim.



Referencias bibliográficas:

VALLEIRO, E. S e FAUSTINO. São Paulo, 1996. Inédito _ A mulher o tempo e a morte. IPUSP, 1988.

Maria Helena Senise – Historiadora

www.tvcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas