domingo, junho 20, 2010

Enduro a Pé: Uma Possibilidade de Trabalho Transdisciplinar


O trabalho na escola diariamente nos apresenta novas questões e, geralmente, buscamos estabelecer nossas "verdades" para resolvê-las, baseando-nos em nossas experiências profissionais, nossos valores, leituras, mas, dificilmente conseguimos construir um trabalho realmente coletivo. A proposta desse trabalho busca caminhar na contramão desse processo, intentando valorizar os diferentes pensamentos e saberes pela riqueza que oferecem, bem como almeja soluções compartilhadas.
Isso posto, estabelecemos alguns objetivos para iniciar o trabalho: 1) fomentar possibilidades de articulação entre os saberes apreendidos na escola, com os diferentes contextos em que os alunos estejam inseridos; 2) identificar as diferentes alternativas de esportes radicais, com enfoque no Enduro a pé; 3) incitar diferentes formas de relação corpo/ambiente, a partir de uma perspectiva crítica.
enduro a pé da escola, procuramos dar inteligibilidade à forma como temos pensado e nos fundamentado para desenvolver o Enduro a Pé na escola. Descreveremos, aqui, algumas etapas da construção e da realização do projeto.
A escolha da modalidade Enduro a Pé para esta proposta de trabalho ocorreu devido à posição geográfica da escola em relação a alguns parques do município São João Batista do Gloria ( Escola Estadual José Severiano Filho) e à estrutura natural e paisagistica que a região possui (Serras, cachoeiras, bacia do Rio Grande, riachos, cachoeiras, desfiladeiros, plantas,flora e fauna rica  ).Além disso, pela possibilidade que nos ofereceu de articulação/complementação de diferentes áreas de conhecimento na escola: educação física, artes, geografia, matemática, português, história, ciências. Dessa forma, vislumbramos uma contribuição para que nossos(as) estudantes tenham contato com um corpo de conhecimentos mais articulados e contextualizados.

Foto By Hernane Freitas

Um comentário:

  1. Novamente esse meu grande amigo e eterno professor,com muita garra tentando desenvolver projetos educacionais.Enfrentando as dificuldades com muito bom humor,esperança e alegria(só sendo assim mesmo para um professor conseguir ganhar a vida,e acima de tudo,conseguir concretisar seus sonhos e ideais relativos à ampliação e divulgação da cultura nas tão precárias escolas públicas deste país!).Não me canso de te dar os parabéns,pois você merece!

    ResponderExcluir

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas