segunda-feira, junho 21, 2010

Escravos da tecnologia

As inovações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas provocaram uma grande revolução nos meios de comunicação. As pessoas estão cada vez mais conectadas, por meio de diversas ferramentas, como o celular, o e-mail e os sites de relacionamento. Entretanto, toda essa interatividade faz do homem um escravo da tecnologia.
As pessoas não param, são como máquinas, trabalham o dia todo, e muitas ainda estudam à noite. Quando chegam em casa, não podem usar o pouco tempo que têm para descansar, pois ainda estão conectadas ao trabalho, à escola, aos amigos, enfim, ao mundo... Um exemplo disso é quando o celular toca bem na hora daquele banho relaxante que você toma depois de um dia difícil. O e-mail se torna outra fonte de estresse, pois aumenta nossa jornada de trabalho com inúmeras mensagens para responder.
Os sites de relacionamento são um caso à parte, pois apresentam a ideia de reunir os amigos em um só lugar, mantendo o contato entre eles, mas são apenas meios de relacionamento superficiais, sem nenhum contato verdadeiramente humano. Muitas vezes são usados, assim como o e-mail, como forma de esticar nossa jornada de trabalho, tornando-se mais uma tarefa a ser cumprida do que um meio de obter lazer e entretenimento.
Enfim, são claras as modificações que os meios de comunicação atuais causaram na sociedade e no trabalho ,diminuindo nosso tempo livre. Portanto, é estritamente necessário que as próximas gerações aprendam a lidar com os avanços da informática e da tecnologia em geral, mas sempre de forma sensata para que a vida não se torne apenas uma série de informações trocadas de forma impessoal e desumana por meio de aparelhos eletrônicos.

Alan P. Aguiar






Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas