quarta-feira, setembro 29, 2010

Professor, um heroi ou um louco

A figura do professor ja é um mito, uma profissão que ja foi invejada e querida hoje nem tanto, por muitos uma vocação e por outros uma loucura, da vocação o desejo de mudar o mundo da loucura e loucura conseguir sobreviver com o pouco que é oferecido. Já tive vontade de desistir da caminhada, de parar onde estava e buscar outras paragens, tentar uma vida melhor de sonhos verdadeiros e conquistas mais reais, mas Deus não quis assim preparou para mim um pouco de loucura para que eu pudesse me aventura na loucura do saber dos sonhos que são transformados em letras e palavras que não pode ser escondido e nem guardado mas que deve ser compartilhado para posteridade. Ser professor hoje é um desafio, é um desafiar a propria sociedade capitalista e egoista e travar uma luta todos os dias contra o preconceito da desvalorização, do medo de não poder fazer um amanhã diferente de nada contribuir para um futuro mais humano. Mas uma vez a loucura toma conta mostrando a nossa impotencialidade diante das facetas que o mundo acaba nos pregando, o não apoio da sociedade, as familias que já não são mais familias mas sim resquicios de uma sociedade mal formada. Falta de interesse dos orgãos constituidos em mudar em construir uma ponte entre a sociedade o saber as familias os professores e toda a comunidade escolar, fico triste em ter uma vocação tão dificil, mas me atrevou a ser louco em acreditar que a vida merece o meu esforços,  que meus sonhos por mais utopicos que pareçam ser pode ser multiplicado por pequenos e grandes pessoas que amanhã serão os contrutores do saber, algo que ninguem será capaz de tirar. Não me preocupo em ser chamado de louco, podre ou mesmo pequeno, vendo sonhos, planto felecidade e cultivo saber, sou louco e serei louco acreditando que a vida sem o saber estara faltando boa parte dela. O dia do professor se aproxima talvez tenhamos poucas comemorações em muitas delas nem somos lembrados, mas o que fica e a responsabidade, são os sonhos que plantamos que dificilmente vamos ver florecer, mas planta-se para o mundo para diversidade, para a sociedade que um dia fará brilhar nos corações espalhados por ai, ainda não tive tempo de me perguntar se sou um sonhador ou louco, mas continuarei sendo professor. ( Hernane Freitas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas