segunda-feira, outubro 01, 2012

O Terço dos Homens


O Terço dos Homens

O terço dos homens está cativando a cada dia mais homens a participar desse movimento mariano, para muitos católicos tradicionais e radicais mais um movimento da igreja que não demonstra o que a igreja deseja de seus fieis, mas para quem participa um momento sagrado, cheio de graças e um momento especial da semana para encontrar a divindade da Mãe de Jesus e os amigos.
O terço dos homens vem ganhando espaço nos lares brasileiros, muitos homens que antes não participavam de nenhum movimento católico agora reúne todas as semanas para cantar, louvar e rezar pedindo as bênçãos de Maria, para as dificuldades do dia à dia. O movimento chama a atenção principalmente daqueles que não freqüentavam igreja católica, mas que se diz católicos o resultado de uma mesma linguagem de um momento de partilhar os mesmos desafios, faz desse movimento especial na vida de tantos homens por todo esse Brasil. A missa passa a ter uma visão diferente para aqueles que rezam o terço com seus amigos, o terço incentiva os homens a participar da celebração maior que a consagração do Deus vivo que está acima de qualquer outro movimento.
È um verdadeiro momento de graça, quando os homens param por 60 minutos para refletir e compartilhar de sua fé em Maria Mãe de Jesus, vejo tudo isso com bons olhos para com a sociedade que se encontra violenta e sem valores, quando rezamos ou oramos todos juntos a fé parece crescer, as dificuldades de alguns se somam a alegria e a esperança dos outros, fazendo uma corrente de esperança, só podemos dizer as pessoas que suas crenças não são verdadeiras se colocarmos algo ainda maior no lugar. Pergunto-me o que seria maior que os exemplos deixados por Maria de Nazaré? A ciência? A sabedoria? Os ritos que não congregam a liberdade de expressão, a simplicidade e a generosidade daqueles que sempre lutaram em prol do bem comum?
Fico triste ao imaginar empecilhos e obstáculos em uma sociedade tão carente de paz, no momento em que esses homens reúnem-se em prol de um bem comum que é buscar segurança e consolo no sagrado para si mesmo e para os seus, no momento em que as asperezas da vida castigam por causa do consumismo exagerado que parece ter mais valor que o próprio viver, somos chamados há todos os instantes para vivenciar a nossa fé, cada um demonstra a sua fé de acordo com suas crenças e suas particularidades. È tão bonito observar em uma só voz, os cantos e as preces dedicadas às famílias brasileiras pelos homens que através de pequenos gestos demonstram sua simplicidade e sabedoria que ultrapassam séculos.
Movimentar em torno do sagrado é algo divino, buscar na simplicidade e na fé das palavras endereçadas ao filho de Deus e a mulher mais humilde e verdadeira que gerou em nosso meio o filho do homem, parabéns aos Filhos de Maria, que deixam suas casas e suas famílias para juntos agradecerem as maravilhas nos presenteadas pelo Criador, aquele que nos deu a vida e que através de uma mulher simples e do povo tornou-se carne e habitou entre nós, participe você também do terço dos homens e continue vivendo o Deus da vida nas missas celebradas em suas paróquias. SALVE MARIA.. SALVE OS FILHOS DE MARIA.
Hernane Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas