sexta-feira, dezembro 28, 2012

Em que devemos acreditar?


Parece que estamos realmente passando por mudanças, a sociedade não é aquela que se cala diante do que não concorda, hoje a mídia está ai para não deixar que a desinformação possa tomar conta dos nossos cidadãos, ninguém esta tão inerte  que possa se esconder do que esta acontecendo no mundo. Infelizmente existe uma parcela da mídia que corrompida pela degradação política faz os seus interesses sobressair, mas o povo sabe bem definir o joio do trigo.
Faz-se necessário que uma sociedade organizada tenha um interesse maior pela qualidade da educação e dos serviços públicos prestados aos indivíduos que todos os meses vêem descontado em seus contra cheques uma boa quantia que deveria ser usada em favor da própria sociedade, não para por ai, propagandas mostram os grandes investimentos feitos pelos nossos gestores, será que devemos acreditar? Parece engraçado que aqueles que usufruem da coordenação do dinheiro do povo pensa que a grande população por ser simples não entende que não é necessário fazer propagandas mas mostrar com evidencias  a realidade o que foi prometido ou mesmo feito com o dinheiro publico.
A política parece estar em descrédito justamente por isso, as promessas são feitas, mas muito poucas são cumpridas, as palavras bonitas já não estão agradando os ouvidos da camada mais pobre da sociedade, nem mesmo as propagandas ou as fotos bem elaboradas por marqueteiros, o povo quer qualidade de vida, quer o retorno dos seus impostos, será que ainda devemos acreditar em nossos representantes? Não podemos generalizar e sair por ai dizendo que a vaca já foi para o brejo, mas também não podemos esquecer que ninguém é obrigado a prometer, mas prometeu tem que cumprir.  Precisamos ainda não esquecer que as mudanças devem acontecer a partir das idéias do povo, dos pequenos, lavradores, motoristas, domesticas, professores e por que não dos desempregados e também dos sem teto e dos sem terra, ficamos esperando que aqueles bem preparados senhores nos presenteie com soluções mágicas para uma sociedade que já esta podre, mas que ainda tem como ser mudada.
Em que devemos acreditar? Nas leis que a constituição brasileira nos oferece, nas leis divinas, na lei do homem, na boa fé de ricos empresários que poluem a natureza mas dá empregos? Precisamos definir em que vamos acreditar, em que a nossa sociedade precisa ser resgatada, muitos aproveitadores por ai vão dizer que é a moral e os bons costumes, porém não é possível falar de moral em uma sociedade desigual onde muitos passam fome, morre por falta de atendimento nos hospitais públicos, não tem onde estudar por que faltam vagas nas escolas e professores capacitados, em que acreditar ?
Fácil seria acreditar que tudo pode ser resolvido em um passe de mágica, que Papai Noel ou duendes verdes vão chegar em seus trenós e mudar a cabeça e o pensamento de brasileiros que ainda acreditam que tudo vai mudar sem a participação do povo, não se faz revolução sem antes mudar o pensamento do ser humano ( Paulo Freire ). Por outro lado também não devemos deixar de acreditar que a esperança e o amor esta sempre em primeiro lugar, que até uma mentira que acreditamos pode tornar-se verdade, nosso pensamento é forte demais para ficar desperdiçado com lamurias e reclamações, tudo aquilo que foi construído e erguido com braços fortes ou mesmo com braços escravos tem que ser valorizado, o Brasil não deve nunca esquecer que formos construídos pelas mãos de pessoas emprestadas a nós pela mãe África.
Em fim em que devemos acreditar? Devemos acreditar que através de pequenos gestos podemos sim mudar a nossa sociedade desigual, que denunciando, trabalhando e acreditando que somos capazes podemos fazer da terra de Santa Cruz, a terra dos sonhos, podemos ainda viver com dignidade, alimentar nossas crianças com ideais com esperança, mas também com sabedoria e educação, é dever de cada um de nós cuidar da sociedade em que vivemos, pois cada pedaço que estraga é um pedacinho de nossa luta se que desfaz. Nunca devemos dizer as outras pessoas que são incapazes mas sim mostrar que lutando juntos é possível fazer uma sociedade mais  justa e fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas