terça-feira, julho 27, 2010

Meu querido professor


Foto: Hernane Freitas
Não é fácil definir a figura do professor ainda mais hoje, nos dias modernos onde a tecnologia e a individualidade fala mais alto. Quando criança eu via meu professor como uma figura iluminada, um herói, um semi-deus, alguém tão poderoso que até conseguia fazer  agente aprender um monte de coisas novas.
Eu conseguia ver nos olhos do meu professor  a transformação não do mundo mas do ser humano. Em uma folha em branco de papel agente conseguia desenhar o universo, o meu professor chegou na minha vida como um fazedor de idéias.
O cara era mágico não sabia de onde tirava tantos poderes, fazia agente viajar de um lugar para o outro em frações de segundos, sem conhecer o mar agente já sabia como era o oceano. Ele sabia transformar um casulo em uma borboleta colorida e até prender as palavras e um papel em branco.
Pra mim o professor era a maior pessoa do mundo depois dos meus pais, ele era um gigante mesmo sendo pequeno e raquítico. Ninguém sabe de onde eles vieram, mas  que bom que eles apareceram, como um passe de mágica mudou a vida de todo mundo.
Existem pessoas que dizem que os primeiros eram gregos, alemães, franceses, italianos ou brasileiros, isso não importa muito, o importante e que eles estão em toda parte, mesmo que as pessoas não percebam sem eles a educação seria uma farsa, até parecem extraterrestre, são capazes de teletransportar-se de um mundo para o outro.
Ser professor não é fácil é um segredo que Deus não quis compartilhar com todo mundo, apenas algumas pessoas foram privilegiadas nessa aventura, ensinadores, criadores de imaginação e fazedores de idéias. Muitos não acreditam como eles conseguem sobreviver com tão pouco fazendo tantas coisas, mas tem um dedo de mágica nisso ai. Como seria o mundo sem esses utópicos sonhadores?
Para ser professor é preciso ser grande, viver da simplicidade, fazer-se amigo do invisível, enchegar o que as pessoas comuns não enchergam e gostar de aventuras, não ter medo do desconhecido. Ser professor é aventurar-se na doce história das palavras, semear pensamentos e colher ações.
O professor é capaz de transformar o mundo, apesar de ser pequeno, sem ele os grandes não existiriam, o professor trabalha para que a sociedade usufrua da semente da cultura  para dar as arvores e suas sombras e seus frutos a humanidade.
A tecnologia não pode apagar o que o giz e o lápis conseguiu escrever, o salário baixo e o descaso do governo não faz do professor pequeno mas evidencia cada vez mais o heroísmo dos plantadores de sabedoria, dos cultivadores de idéias e continuadores do amanhã. Continuem batalhando um dia o reconhecimento vai chegar

Hernane Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas