quinta-feira, junho 21, 2012

A sociedade atual não sabe respeitar valores


A sociedade atual não sabe respeitar valores

Estamos passando por um período de grandes transformações econômicas, sociais e políticas na Europa em crise, os Estados Unidos da América sendo ultrapassado pela economia chinesa, golpes de Estado em paises africanos, mudanças no comportamento e no pensamento das pessoas.
         Infelizmente diante de tantas mudanças estamos diante de um grande desafio, a falta de valores, as pessoas não respeitam as outras, o egocentrismo para imperar, seria uma crise capitalista?
         Nossos lideres não estão conseguindo manter a paz, forças paramilitares dominam o cenário onde a educação e a cultura deveria estar em primeiro lugar, estamos nos tornando reféns dos erros que cometemos no passado, mas muito ainda temos que colher com a nossa omissão, nossas leis são criadas mas não são cumpridas, a honestidade esta sendo  vencida pela corrupção, destina-se mais dinheiro para os presidiários do que para estudantes, estamos trilhando um caminho tortuoso onde os menos favorecidos pagam pela irresponsabilidade de nossos lideres políticos,  não estamos valorizando os sonhos, estamos cultivando a desesperanças.
         Não estamos sabendo usar a nossa liberdade, que outrora lutamos para conseguir, estamos criando uma sociedade para os ruins e os bons cidadãos estão pagando pela falta de oportunidade gerada pelo capitalismo. A influencia da mídia, o descontrole social, a falta de oportunidade para os jovens e adolescentes está gerando uma desorganização social, cujo os indivíduos não estão sabendo controlar a reorganização do espaço familiar, a viabilidade de leis que sejam realmente cumpridas, espaços para cultura e educação.
         Os problemas sociais não vão ser resolvidos em curto prazo de tempo mas precisamos  não perder mais tempo. A barbárie parece ter retornado em nossa sociedade, o medo esta constante, estamos nos escondendo dos nossos próprios semelhantes, começamos a desaprender o que levamos séculos aprendendo, devemos recomeçar de novo, reaprender quantas vezes for necessário. A sociedade está em constante aprendizagem, a paz e a liberdade são valores  que precisamos resgatar mesmo que seja necessário começar tudo do zero, a reorganização da sociedade brasileira é necessária, temos ainda que ficarmos atento com as novas formas de ócio,  de vícios que estão levando a sociedade para o abismo, as mazelas parecem caminhar mais rápido do que o próprio tempo.
         Chega de mortes, chega de incompreensões raciais, sociais, políticos e sexuais e possível viver em uma sociedade mais humana, mais fraterna precisamos dar as mãos em torno de um bem comum, busca a paz e responsabilidade de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas