segunda-feira, julho 23, 2012

Precisamos de bons cidadãos


Há aqueles que dizem que nossas vidas são feitas de momentos, e que esses momentos são passageiros, precisamos aproveitar cada segundo de nossa existência, fazendo o bem, pois este retorna pra gente, contribuindo para o crescimento da sociedade.

         Ser feliz é o objetivo de todo ser humano, porém poucos conhecem o verdadeiro sentido da felicidade. Hoje valoriza-se muito os bens materiais, o que você esta vestindo ( aparência ) , acaba contando mais do que você pode oferecer com sua experiência e ou sabedoria, deixamos sempre de lado os pequenos detalhes, que é o que faz a diferença na vida de qualquer um de nós.

         Para sermos felizes precisamos respeitar regras, sermos bons cidadãos, aproveitar a liberdade que nos é oferecida. Não é fácil respeitar as condutas e os pensamentos  que não concordamos, mas é necessário para sobrevivermos com uma certa organização. Somos imperfeitos, dotados de erros e falhas, mas por outro lado, somos inteligentes, capazes de aprender e reconhecer nossos erros.

         Ser um bom cidadão é participar das decisões do grupo em que estamos inseridos. È lutar quando a razão esta do nosso lado, mas é também fazer silêncio quando se faz necessário.

         Parece que estamos perdendo valores, as pessoas encontra-se mergulhadas no Kaus que elas mesmos estão criando, estamos perdidos entre sentimentos e interesses pessoais. A banalidade parece tomar conta dos corações humanos, valores como sinceridade, igualdade, honestidade, respeito, estão sendo deixados de lado. Como viver a cidadania sem tais valores?

         Estamos pagando um alto preço pela incapacidade de gerir a sociedade que criamos, não estamos sendo verdadeiros cidadãos quando não caminhamos com a coletividade, quando os interesses pessoais e políticos estão sempre em primeiro lugar. O povo não sabe o poder que tem nas mãos, falta informações e vontade para reagir contra as irregularidades que presenciamos em nosso dia a dia, precisamos parar de achar que tudo é normal, que mudanças só dependem dos outros e nunca de nós, já está mais do que na hora de fazermos a nossa parte nessa grande construção, já é hora de levantarmos as nossas bandeiras e lutar por tudo que acreditamos e também pelo bem comum. Não devemos, não podemos ficar refém da violência que nós mesmos contribuímos para acontecer. Precisamos reagir faz-se necessário investimentos em cultura, educação e qualidade de vida. Nossas cidades pouco oferecem aos jovens e adolescentes. Perdidos e sem espaço, é impossível  serem bons cidadãos.

         Todos temos direitos e deveres a serem cumpridos, independentes da classe social, somos convidados a transformar nosso espaço em um lugar melhor para viver, ser cidadão é dever de todos, participar, contribuir, cuidar, organizar, enfim ser cidadão e usar nossa inteligência e sabedoria para o bem comum, somente juntos podemos mudar a nossa realidade para melhor.



Hernane Freitas

www.profhernanefreitas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas