O uso consciente das mídias sociais

As informações ficaram bem mais rápidas, no inicio a internet era uma grande inimiga dos meios de comunicação já existentes como radio, TV, jornais, revistas, hoje ela tornou-se uma grande aliada de propagação rápida, exercendo papel social e interativo, fica até difícil ver nossas vidas sem o uso da internet ou mesmo do computador, essa evolução das comunicações fez com que a noticia chegasse a tempo real aos lares de todos os internautas, mesmo que alguns governos ditadores queiram segurar a situação de seus países, torna-se praticamente impossível impedir que as informações cheguem aos quatro cantos do planeta.
O Brasil é um país em desenvolvimento que tem o maior numero de internautas da América Latina, mas nem todos os brasileiros possuem conexão em casa, usam outras formas de conectar-se a rede mundial de computadores, trabalho, lan house, shoppings, escolas... Mas os investimentos em internet ainda são precários a nossa chamada banda larga ainda está fraca e não tem a velocidade dos países vizinhos mais pobres, por exemplo, nem todas as escolas possuem laboratórios com acesso a internet possibilitando uma interação dos alunos com o resto do mundo.
A rede social tem tomando conta de grande parte do tempo dos brasileiros, por um lado as pessoas estão mais próximas nas telas dos pcs, mas por outro a individualização cresceu muito, o facebook substituiu o Orkut que por um tempo foi a febre entre a juventude, hoje não só a juventude aderiu ao ciber espaço para antenar-se com os acontecimentos, as informações se propagam rápidas demais, mas é preciso conhecimento para digerir tantas informações, saber distinguir o certo do errado, a internet e as mídias sociais não substitui a escola e o conhecimento que precisa ser adquirido ou armazenado no convívio com as outras pessoas, mas a sociedade adaptou-se as novas formas de comunicar-se a distancia e transmitir conhecimento. As informações encurtaram e ficaram mais interativas e mais rápidas, mas nem tudo que é postado na rede é verdade ou é usada para o bem. Precisamos ficar atentos a golpes que são aplicados no facebook, por exemplo, a privacidade ficou muito mais exposta, somos a todo o momento somos pesquisados e divulgados na rede mundial. Empresas já buscam profissionais nas redes sociais, cuidado com que você e escreve e como você escreve talvez sua chance de um bom emprego esteja numa dessas redes sociais. Aumentou também as formas de protestos, reivindicações, leis que obrigam a divulgação de informes dos gastos públicos colocam os cidadãos a par do que esta acontecendo do dinheiro com seus impostos, mas ainda muito precisa ser feito, o povo brasileiro ainda é muito pacato na cobrança de seus direitos.
O uso consciente das mídias sociais podem transformar a sociedade, as empresas estão e olho nos consumidores que não estão satisfeitos com seus produtos, reclamando nas redes sociais o resultado e bem maior do que as empresas e ou mesmo no PROCON, buscar uma sociedade mais consciente e mais participativa também pode ser uma alternativa daqueles que usam as redes sociais como ferramentas de divulgação de eventos sociais e de melhoria de vida. Mas é preciso atenção pois grupos de assaltantes usar também as informações que você posta todos os dias nas redes sociais, preste bastante atenção para não dar dicas que levem esses mal feitores a chegar a ate você. Com o uso consciente das mídias sociais a sociedade pode adaptar-se com tranqüilidade a pos contemporaneidade, usufruindo de suas tecnologias, para o bem comum a todas as pessoas, aproximando e melhorando, contribuindo para uma sociedade mais justa é fraterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas