Acompanhando as transmissões da copa do mundo no Brasil é gostoso perceber a alegria que os nossos irmãos das Américas festejam o mundial de futebol, depois de tantas criticas e protestos falar dos pontos positivos também agrega valores. O governo Dilma Rousseff parece que esqueceu um pouco a integração entre os países do MERCOSUL. O Brasil sempre foi um grande articulador dessa aliança comercial, com o mundial na América Latina nossos vizinhos argentinos vieram em peso ao Brasil não esquecendo dos uruguaios, equatorianos, colombianos e mesmo sem ter ingressos quiseram vir para o Brasil para integrarem-se a nação do futebol. Esta é uma grande oportunidade para o governo brasileiro retomar as negociações para o crescimento do MERCOSUL, por aqui estiveram lideres mundiais que não falaram apenas de futebol, mas de negócios, comercio, troca de informações, turismo.
Os brasileiros souberam receber bem as pessoas que vieram não só das Américas, mas dos quatro cantos do globo, nossa culinária, nosso jeito brasileiro de ser e as belezas naturais que não pode ser encontradas em nenhuma outra parte do mundo. Mexicanos e estadunidenses descobriram o que o Brasil tem de diferente, que o capacita a integrar as Américas mais do que qualquer outro país. Com grandes problemas sociais, o povo brasileiro conserva a alegria e o otimismo diferente dos nossos irmãos europeus por exemplo. Com todas as manifestações ordeiras e desordeiras os brasileiros souberam respeitar a dignidade daqueles que por aqui chegaram. Agora precisamos reconhecer nossos próprios valores e parar de reclamar de tudo que funciona e não funciona por aqui, devemos acreditar que somos capazes de liderar a integração das Américas que mesmo a passos lentos estamos escrevendo a nossa historia no século da liberdade, talvez não saibamos usufruir de tamanha liberdade mais estamos aprendendo a construir o que já devia ter sido construído a tanto tempo.
Nos brasileiros gostamos de elevar as outras nações e diminuir a nossa, mas como a fênix ressurgimos sempre das cinzas, esse momento chegou, o Brasil precisa melhorar sua estrutura turística, deixar de gastar lá fora e começar a valorizar seu próprio mercado, fortalecer os laços com nossos vizinhos sul-americanos, fortalecer os pactos comerciais, não esquecendo os norte americanos e mexicanos, trocar conhecimento com os europeus e buscar o seu lugar de líder da América Latina. Chegou o momento de reconhecer que somos bons o bastante para acabar com a corrupção e melhorar nossas condições sociais, mas falar mal do Brasil não é a coisa certa a ser feita, vaiar outras seleções quando cantam seu hino nacional é vergonhoso, já perdemos muito em nossa historia , agora é o momento de nos brasileiros e latinos conquistarmos o nosso espaço nessa grande engrenagem que chamamos de sociedade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas