È somente mais um ponto de vista de tantos outros que tem por aí. Hoje me deparei com uma reportagem nas redes sociais informando sobre a destruição de um terreiro de Umbanda, fiquei triste ao ler. A muito venho percebendo o quanto as pessoas estão perdendo sua essência e o respeito pelo diferente e pela cultura dos outros. Vi também uma reportagem em um canal de TV desses tradicionais, noticiando sobre uma empregada doméstica que por mais de 41 anos trabalhou para uma família com o mínimo até mesmo o auxilio emergencial foi sacado e não foi repassado a ela. Pleno século XXI estamos fazendo as mesmas coisas que nossos colonizadores fizeram e que nos chocaram tanto. Agora tudo parece que modernizou até mesmo a opressão ao próximo principalmente se ele não pertencer ao meu meio social.
A modernidade deveria nos fazer ver, o que não viamos quando não tinhamos tecnologia, informação, conhecimento, hoje temos tudo isso, muitos parece usar com estupidez e ignorância sua ascensão social para oprimir aquele que é desconhecido. Por mais de trezentos e cinquenta anos, escravizamos nossos irmãos africamos, o Brasil foi o ultimo país das Américas a abolir a escravizadão, mesmo assim alguns ainda insistem em oprimir aquele que já foi muito oprimido. Sou católico e recebi de meus pais uma criação muito feliz, respeito todas as denominações religiosas, gosto da minha religião e pratico, por isso tenho consciência do respeito que devo ter com o outro. Da mesma forma que tenho direito de fazer minhas orações, outros tem direito de fazer suas oferendas, de orar, de louvar ou até mesmo de ser ateu. Olha o quanto é bonito vermos na pessoa do outro a nossa pessoa, pois tudo o que não desejo pra mim, não devo desejar para o outro.
A modernidade não deveria nos emburrecer, deveria ter nos deixado mais descolados e mais inteligêntes, tudo aquilo que imposto faz mal, tudo ao extremo causa a infelicidade do meu irmão ou da minha irmã. Quem gosta de ser abandonado, de não ser percebido, de ser rejeitado, ninguém, então porque não respeitar o outro na sua crença, na sua individualidade, na sua sexualidade enfim no seu jeito de viver ?. Somos pequenos demais, vivemos tão pouco para cultivarmos dentro de nós o ódio e a ignorância, eu não sei tudo, nem você sabe, mas sabemos o suficiênte para entendermos que o respeito e a liberdade é direito de todas as pessoas. Infelizmente somos criticos, magoamos as vezes até mesmo aqueles que estão a nossa volta, mas precisamos também ter a ombridade de perceber o quanto somos nocivos quando não percebemos a necessidade do outro.
Cultivemos o bem, a alegria, a verdade, a esperança, o respeito, a dignidade, o amor acima de tudo, nascemos para sermos felizes, crescemos para sermos maduros e partilharmos a vida com aqueles que estão a nossa volta. Respeite a si mesmo, respeite o outro, não partilhe sua ignorância mas o que você tem de melhor, cultive a felicidade, se regozije com a felicidade do outro. Se você tem direitos o outro também tem, axé, amém, oxalá, aleluia, louvado seja, abraços.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas