quinta-feira, junho 24, 2021

Cidadão do Mundo

    A cidadania é o primeiro passo para ser humano ser alguém, precisamos de liberdade, de escolha, pensamento, ação. São muitos discursos de nossos lideres, promesas de investimentos na educação e na igualdade social, mas quase nunca sai do papel. A desvalorização da educação e das ciências coloca em cheque o futuro de nossas nações. Vivemos um periodo de adaptações tecnologicas, uma globalização, por isso acredito que já podemos chamar os seres humanos como cidadãos do mundo. As distãncias encurtaram, mas por outro lado muito passos ainda precisam ser dados, em determinados paises estamos parados, em pleno séc. XXI, nem todos seres humanos são livres para ir vir ou mesmo para acessar a rede mundial dos computadores. Ainda fazemos guerras e multilamos o nosso futuro, somos condenados pela ignorancia de alguns que jogam fora as oportunidades de um mundo melhor. As pessoas mais ricas estão cada vez mais ricas e os pobres estão tendo mais agregados a cada dia.

     É  notório que as transformações precisam acontecer, mas deve ser para todas as pessoas, claro que é possivel um mundo melhor, mas humano e mais fraterno. Não adianta algumas poucas pessoas acumularem riquezas e uma grande maioria ficar a ver navios. A elite não quer perder seus privilégios e gritam aos quatro cantos isso, portanto a cada dia que passa que essa riqueza não é dividida aumenta a fome, a violência e a falta de mão de obra, alguns poucos transeuntes alegam que muita gente fazendo curso superior não é o ideal, pois vai sobrar mão de obra no mercado, estamos bem longe disso acontecer, é preferivel ter uma grande concorrência de pessoas preparadas do que ficarmos a mercê das grandes nações em busca de tecnologias e mão de obra.

     Saber, nunca fez mal a niguém, acumular conhecimento, descobrir mundo novos, mudar as realidades sempre foi e sempre será o desejo daqueles e daquelas que lutam por igualdade. Viver em mundo perfeito provalvelmente nunca viveremos, mas é possivel viver em muito melhor. Fico abismado quando vejo pessoas dizendo que isso não é possível, somos todos uns pelos outros, não existe educação sem educando e não tão poucos milhonarios sem os explorados. O consumismo é muito grande, são uma geração muito superficial, sem projetos consistentes e sem planos concretos para o futuro, infelizmente fomos presenteados com um pandemia que tem devastado a economia mundial ou não, se fomos mais precavidos isso não teria acontecido, mas precisamos aprender com tudo isso, que não estamos preparados para cuidar dos nossos, que somos frageis no conhecimento e no investimento científico, epidemiológico, educacinal, governamental e muitos outros por ai, espero que quando tudo isso passar, sirva de lição para nossos futuros lideres, cuidar de sua gente não é gasto mais investimento. O Estado não tem que dar lucro, não é uma empresa privado, talvez seja uma empresa de todos nós, deve ser organizado, controlar seus gastos, mas zelar pelos seus cidadãos, parece não ser isso que estamos vendo por ai.

          A geração da tecnológia é também a geração da preguiça dos desgovernos e da falta de atenção aos seus, do medo, da discordia, hoje ser cidadão do mundo é um perigo. As grandes democracias correm risco e são destruidas pelos seus próprios governantes e o povo parece não se preocupar com tudo isso. Saber usar a liberdade é um grande beneficio que conquistamos depois de duas grandes guerras mundiais. Claro que com a liberdade vem a necessidade de também ter regras, cumprir as regras do jogo é o dever de todo time, senão vem o cartão amarelo ou o vermelho, isso todos nos conhecemos, mas não praticamos na sua essência. Construir uma sociedade igualitária é mais que um sonho é um dever de todos. Para vivermos bem e não nos degladiarmos ou voltarmos a barbárie, precisamos de colocar em pratica aquilo que fazemos muito bem em discursos. Mãos a obra, se cada um de nós fizer um pouco daquilo que esta no papel, teremos um mundo melhor, um mundo onde será possivel sermos cidadãos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Mais uma viagem realizada com sucesso.

             Em janeiro de 2026, fizemos mais uma viagem para Ubatuba SP, ficamos hospedados na Pousada Refúgio das Toninhas na praia das To...