terça-feira, dezembro 16, 2025

Será? ( H.R.Freitas)


   Gosto sempre de fazer uma retrospectiva do ano, até mesmo para as futuras recordações. Esse ano de 2025 está sendo um ano bom, ainda estamos no começo de dezembro.  Vou tentar aqui recordar algumas coisas que aconteceram na minha caminhada  ou pelo menos na minha perspectiva pessoal. Não tenho pretensão nenhuma de contar grandes coisas, sempre considerei as pequenas coisas como as maiores contribuições para minha vida. As pessoas esperam de nós grandes feitos e quando você não realiza, eles parecem não te perceber. A sociedade em que estamos participando é a a pior de todas em minha opinião, vivemos um período politicamente inferior a todos os outros, polarizado e sem produção de conhecimentos. A educação perde cada dia o sentido, desvalorização dos profissionais da educação e as regras estão cada vez mais afrouxadas pelas leis que vai sempre contra o trabalhador. Penso que não estamos produzindo conhecimento algum que ajude a sociedade a crescer. O meio ambiente esta sendo destruído com o apoio dos grandes, como se tivéssemos outro lugar para chamamos de casa, com leis afrouxadas por um congresso que não tem capacidade alguma de legislar em prol de uma sociedade mais coesa. Nas mídias somente ataques e informações falsas ganham grande notoriedade e as informações verdadeiras não chegam até as pessoas. As religiões espalham noticias sem fundamentos teológicos e incentivam a não respeitarem as outras e principalmente as de matrizes africanas que tanto contribuíram para a formação do Brasil. Ataques a templos religiosos de todas as denominações cresceram as estatísticas da intolerância religiosa. O respeito deixou de ser a base da convivência humana, a cada dia os tribunais estão mais cheios de processos e mais processos que antes eram resolvidos com uma boa conversa.  Escândalos já não assustam mais as pessoas, demonstrações de carinho, hoje pode ser considerada um assédio. O aumento do feminicidio faz-nos envergonhar de sermos brasileiros, penso que seja por causa das desinformações que são inseridas todos os dias por lideres atrasados que em nada contribuem para um mundo melhor. As pessoas saem as ruas em protestos mas não bastam pois as leis dizem o contrario do que as pessoas pensam, sem uma ação efetiva da população em 2026 poderemos ter um ano com índices mais altos de atrocidades que estamos presenciando em todo o mundo atualmente. O Brasil terá a oportunidade de realizar eleições, espero que as pessoas votem em pessoas mais preparadas para gerir nosso pais e não em grupos que só pensam em seu próprio prazer deixando a população mais vulnerável fora dos investimentos necessários para um crescimento igualitário. Pessoas queridas fizeram sua pascoa definitivas outros amigos vieram para consolar o vazio que sempre fica. Deus parece não ser mais o centro de todas as coisas, torna-se o centro  somente quando resolve todos os problemas de uma sociedade que é totalmente desigual.

       A desvalorização é o desrespeito para com outro é muito grande, caminhos são apontados como sendo por grupos como se fosse a receita para a resolução de todos as mazelas do mundo. A cultura do outro é tratada como errada, mesmo sem conhecimento antropológico algum, volto a repetir talvez o século XXI seja o  pior de todos que a história da humanidade conseguiu produzir. O conhecimento cientifico foi banalizado e a humanidade sofre um retrocesso grandioso. Conflitos infinitos são travados sem considerar o futuro. Quem faz o bem, sofre ataques, mas quem pratica o mal são considerados heróis. Nunca pensei que iria ver um mundo de tantas parafernálias eletrônicas com tantas facilidades mas um tempo triste, abandonado, sem esperança e principalmente sem convivência fraterna. A solidão toma conta de tudo, a confiança não existe mais e o tesouro que Jesus disse como sendo uma verdadeira amizade torna-se cada vez mais escasso, firmando a ideia de que estamos cada vez mais pobres de espirito mesmo estando mais ricos em bens materiais. Espero ter forças para lutar contra o desanimo e o cansaço de um tempo tão cruel e desumano de um momento tão cheio de desesperanças, queria ter mais empatia nas palavras queria sonhar mais e confiar mais na luz que ilumina nossos passos, não se preocupem pois continuarei lutando e buscando uma faísca de felicidade onde deveria ter um grande fogueira acessa. Procurem resistir as maldades humanas, procurem acreditar mais na ingenuidade das crianças, vejam o mundo mais colorido e não tão preto e branco como estamos enxergando, transformem o mundo em um lugar melhor, comece com os pequenos gestos, saia da sua cadeira confortável, lideres saiam de seus gabinetes e vá de encontro ao povo, deixem se conhecerem pelas batalhas vencidas em comunidade e não pelo solitaríssimo egocêntrico de pequenos grupos. Espero 2026 com medo do que vou encontrar, mas ainda com uma fagulha de esperança de paz e bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Mais uma viagem realizada com sucesso.

             Em janeiro de 2026, fizemos mais uma viagem para Ubatuba SP, ficamos hospedados na Pousada Refúgio das Toninhas na praia das To...