segunda-feira, junho 21, 2010

A importância da leitura na formação de uma nação consciente.

Ler é um exercício de cidadania que promove a reflexão e faz com que as pessoas analisem criticamente a realidade. A leitura de bons livros, revistas, jornais ou sites, é a melhor forma de adquirir conhecimento e cultura geral, portanto, é insubstituível na educação das pessoas, é um instrumento formador de uma nação consciente.
Infelizmente, a leitura não é um hábito dos brasileiros, o equivalente a77 milhões de pessoas dizem não gostar de ler, segundo a pesquisa ‘’Retratos da leitura no Brasil’’, divulgada em maio pelo instituto Pró-Livro.
Em contrapartida, verifica-se no brasileiro o péssimo costume de passar horas em frente à televisão (aberta, pois são pouquíssimas as pessoas que possuem TV por assinatura no país),que exibe uma programação praticamente desprovida de cultura.
E o que dizer da Internet? Uma invenção magnífica! Se fosse bem utilizada, faria uma verdadeira revolução educacional, pois disponibiliza uma quantidade enorme de conteúdo, como sites, blogs informativos, e até livros digitalizados, possibilitando um contato intenso com a leitura, entretanto, a maioria das pessoas, principalmente no Brasil, não têm senso crítico para selecionar os bons conteúdos da rede.
Diante de tantas análises é impossível não constatar que a falta de contato do brasileiro com a leitura é uma das causas de grande parte de nossos problemas, entre eles, a situação precária da educação, a carência de bons profissionais, e sobretudo, a falta de consciência da população, que dá margem para que políticos corruptos, arbitrários e leigos governem este país!


Alan Aguiar Paulino

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado cara!Um amigo como você vale muito mais do que qualquer emprego ou faculdade desse mundo!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas