segunda-feira, junho 21, 2010

Planejando o futuro profissional

A escolha profissional é um dos momentos mais difíceis da vida de um estudante, pois o grande número de profissões existentes, o desemprego crescente, e a globalização tornam o mercado de trabalho cada vez mais confuso e competitivo.
Além de se preocupar com o mercado de trabalho, o estudante deve levar em conta suas aptidões individuais, pois, assim, terá mais chances de obter êxito em sua carreira.
Toda essa pressão sofrida pelo jovem pode ser agravada pela intervenção da família nesse processo de escolha, que deve ser tratado como particular, dando apoio ao estudante, mas sempre respeitando sua autonomia para tomar a decisão.
Os jovens não devem pensar apenas no interesse que eles têm pelas disciplinas ministradas nos cursos, e muito menos apenas na remuneração que a carreira oferece, devem ter em mente o que eles pretendem realizar com a profissão escolhida, o que os incomoda, o que eles querem mudar, sempre lembrando que a teoria nem sempre é igual à prática e que dinheiro não significa felicidade ou sucesso.
Enfim, a escolha da profissão é um momento que exige muita calma, cautela e serenidade da pessoa, além de um profundo conhecimento de si mesmo, das profissões e do mercado de trabalho. Mas a reflexão sobre todas essas questões aproxima cada vez mais os estudantes das respostas que eles tanto procuram.

Alan Aguiar Paulino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas