sexta-feira, novembro 02, 2012

O vestibular ainda é um bicho de sete cabeças




Chegando ao fim do ano letivo os alunos preparam-se para o vestibular, algo que parece ser muito simples para alguns para outros é uma verdadeira tormenta, a pressão dos pais, a escolha da profissão e o desejo é claro de um futuro promissor coloca a prova os ensinamentos de vários anos de estudo, uma simples escolha que pode fazer uma grande confusão na cabeça do estudante.
Os profissionais da educação orientam seus alunos cada um em sua aptidão porem a escolha tem que ser do próprio estudante, muitos pais tentam influenciar na escolha da profissão a ser seguida, mas o que realmente deve prevalecer e a vocação que cada um de nós temos ou vamos encontrando a medida que caminhamos em nosso dia á dia. A competição no mercado faz com que o estudante tenha que escolher bem e se empenhar muito para que o curso escolhido seja bem feito, já que a concorrência é muito grande é o jovem muito cobrado principalmente no primeiro emprego.
Nunca foi tão fácil estudar como agora, muitas oportunidades estão surgindo e muitas vagas de trabalho estão sendo abertas para aqueles que saem bem qualificados de um curso superior, hoje existem varias formas de financiamentos, bolsas e ate mesmo estágios para o bom estudante, aquele que completou com qualidade o ensino médio tem boas chances de cursar uma faculdade de um bom nível, mas para isso requer estudo e disciplina. O Enem é uma forma de testar o conhecimento do aluno e abre algumas portas para as grandes universidades publicas e particulares do país, mas o conhecimento é o principal requisito para a entrada  em uma boa universidade.
Essa escolha tem que partir do jovem estudante, ninguém pode ou deve decidir por ele, muitos profissionais que atuam hoje no mercado de trabalho, não fazem bem o seu trabalho por não gostar de sua profissão, gostar de uma determinada área do conhecimento é um primeiro passo para escolher a profissão, certeza mesmo acredito que ninguém tem ao prestar um vestibular, porém fica mais fácil buscar uma área a qual o jovem tem mais afinidade, ganhos são conseqüências de uma boa formação acadêmica. Ter duvida é normal, afinal quem não tem duvidas em vários momentos da vida, o que não pode acontecer é deixar o tempo passar sem fazer uma escolha.
Quando optei por ser professor nunca me preocupou os autos e baixos da profissão, fiz por que admirava a profissão, graças a Deus fiz a escolha certa, ser professor me fez e me faz muito bem, claro que aqueles que gostam de desafios vale a pena pensar em ser educador. Cada profissão tem seu grau de dificuldade isso deve ser encarado como um desafio para a maturidade.
Encarar o vestibular como um desafio a ser vencido, mas uma batalha a ser travada faz o jovem  captar a necessidade de seguir sempre em frente, o vestibular não é um bicho de sete cabeças, mas é um momento de muita reflexão para o jovem que busca um futuro mais promissor, pense bem e faça sua escolha, estudar, aprender, competir e o caminho certo para chegar ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado por postar um comentário
abraços Hernane Freitas

Cabral e as navegações portuguesas